Qualidade de vida

Cuidados continuados

Os Cuidados Continuados em Oncologia são serviços oferecidos por uma equipe multidisciplinar médica com foco nas necessidades não só do paciente com câncer, mas também de familiares, amigos e cuidadores, durante e após o tratamento.
3 min de leitura
por: Grupo Oncoclínicas
Cuidados continuados

No Grupo Oncoclínicas o nome do programa que oferece os Cuidados Paliativos/Cuidados de Suporte é equipe de Cuidados Continuados.

A qualidade do cuidado oferecido ao paciente com câncer não se limita ao tratamento: ele deve ser contínuo e focado no indivíduo, e não na doença especificamente.

Por isso que, cada vez mais, os centros de tratamento oncológico vêm aprimorando suas estratégias de cuidado e enxergando o paciente como o fator central. Nesse contexto, as equipes passaram a ser treinadas para responder às necessidades de cada pessoa, caso a caso, inclusive após a alta.

Os cuidados continuados não são restritos a quem recebe o diagnóstico de câncer: também são ofertados aos seus familiares, amigos próximos e cuidadores. Afinal, o tratamento oncológico requer apoio irrestrito de uma rede de pessoas em relação às demandas do paciente, sejam elas físicas, emocionais, sociais, práticas ou espirituais.

A equipe de cuidados continuados zela para que todos estes aspectos sejam colocados em pauta, oferecendo apoio, segurança, orientação, diálogo, conforto e bem-estar a todos os envolvidos.

Quem integra a equipe de cuidados continuados em oncologia

Os cuidados continuados podem ser realizados pela mesma equipe que acompanha o tratamento oncológico, como médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, entre outros. No entanto, dependendo do local em que o tratamento é realizado, pode ser que haja uma equipe adicional específica e treinada para ajudar pacientes, familiares e cuidadores a lidar com os desafios no tratamento contra o câncer e suas consequências.

É importante lembrar que o time de cuidados continuados não substitui o acompanhamento do oncologista. Pelo contrário: todos os envolvidos no processo de tratamento atuam de maneira multidisciplinar, em conjunto, para desenvolver um plano de cuidados que atenda às necessidades e metas de cada paciente, ajustando o plano terapêutico conforme suas carências e desejos.

E o próprio paciente participa ativamente junto à equipe das tomadas de decisão em seu tratamento. Em resumo, as equipes se complementam e trabalham em parceria.

Quem deve receber cuidados continuados no tratamento contra o câncer

Como o próprio nome diz, os cuidados continuados promovem a sequência dos cuidados aos pacientes, em qualquer fase da doença, para que eles lidem com possíveis efeitos adversos do tratamento, estabeleçam estratégias de prevenção para outras neoplasias e recebam apoio emocional. Quanto mais cedo essa abordagem for adotada, melhor será a qualidade de vida.

Os cuidados Paliativos/Cuidados de Suporte são oferecidos para as pessoas submetidas ao tratamento oncológico – paciente e rede de apoio – de acordo com os seguintes critérios definidos pela ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica):

  • Qualquer tipo de câncer acometendo outros locais do corpo (com metástases);
  • Sintomas persistentes, mal controlados ou refratários durante o tratamento oncológico;

Como funciona o acompanhamento continuado em oncologia

Nos cuidados continuados, o acompanhamento e a avaliação são feitos pela equipe multidisciplinar composta por profissionais que atuam no centro de oncologia. Eles mantêm contato direto com o oncologista que coordena o tratamento.

É essencial que o paciente se envolva ativamente, expressando suas opiniões, preferências, preocupações e dúvidas. Ele também deve ser orientado a informar aos membros da equipe sobre possíveis incômodos, como dor, desconforto, fadiga, feridas na boca, náusea, vômito e constipação, mesmo que sejam leves. Dessa maneira, eles podem ser imediatamente tratados e contidos, evitando uma piora.

“O Sofrimento humano só é intolerável quando ninguém Cuida”- Cicely Saunders

Aguardamos seu agendamento!

Fonte consultada: Dra. Sarah Ananda Gomes

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Cuidados continuados

Conheça os nossos conteúdos relacionados aos tratamentos de combate ao câncer.
Saiba mais