10ª Edição

Estudo do LACOG aponta que o andamento de pesquisas clínicas é afetado pela pandemia

por: Grupo Oncoclínicas
Estudo do LACOG aponta que o andamento de pesquisas clínicas é afetado pela pandemia

Comissão científica

Andréia Melo
Andréia Melo
Bruno Ferrari
Bruno Ferrari
Carlos Gil
Carlos Gil
Márcia Menezes
Márcia Menezes

Colaboradores

Carlos Barrios
Carlos Barrios
Igor Lemos Duarte
Igor Lemos Duarte
Jorge Alexandre Canedo
Jorge Alexandre Canedo

O LACOG 0420 foi um estudo transversal com o envio de 22 perguntas sobre o impacto da pandemia da covid-19 em ensaios clínicos oncológicos a 350 representantes de programas de pesquisa em instituições latino-americanas selecionadas, membros do LACOG. Participaram do estudo 90 centros de pesquisa, sendo 70 do Brasil. A maioria tinha casos de covid-19 confirmados na instituição (n = 57; 63,3%). Uma das constatações importantes foi que parte das pesquisas chegou a ser interrompida, sendo que em 48,8% foi por decisão do patrocinador. “O atraso no recrutamento como consequência da interrupção é sem dúvida um efeito negativo. É difícil valorar adequadamente o impacto específico deste atraso”, comenta Carlos Barrios, oncologista do Grupo Oncoclínicas-Porto Alegre e diretor do LACOG.

Para o cirurgião Jorge Alexandre Canedo, pesquisador e gerente executivo da pesquisa do Grupo Oncoclínicas, embora as agências reguladoras e os patrocinadores tenham fornecido orientações e comunicações abrangentes, os centros de pesquisa tiveram que considerar recomendações específicas para seguir no trabalho.

A pesquisa do LACOG também revelou que em 27,7% das instituições houve mudança nos processos de triagem, com a priorização dos pacientes com maior potencial de benefício das terapias. De acordo com Igor Lemos Duarte, oncologista do Centro Paraibano de Oncologia-João Pessoa, do Grupo Oncoclínicas, um dos efeitos é um “viés de seleção que não traduz de forma fiel a distribuição populacional”.

 

Acesse o nosso site e leia o artigo completo com todos os detalhes desse estudo.

Acesse o artigo completo deste estudo
Download
Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.L
Clique aqui e fale direto com a OCPM