ESOFAGITE

A esofagite consiste em um processo inflamatório da mucosa que reveste o esôfago. Os sintomas mais frequentes podem incluir dor e dificuldade para engolir. Sua causa mais comum é o refluxo gastroesofágico, isto é, situação em que uma quantidade variável de suco gástrico reflui para o esôfago.
A esofagite por refluxo geralmente causa sensação de queimação. Isso ocorre porque o suco gástrico é muito ácido e o revestimento do esôfago, contrariamente ao do estômago, não está preparado para tolerar essa acidez. No longo prazo, a esofagite causada por refluxo gastroesofágico pode causar displasia das células do esôfago.
Outra causa comum de esofagite é a radioterapia, quando esse tratamento é aplicado em certas áreas do tórax. Nesses casos, diz-se que se trata de uma esofagite actínica.
A esofagite actínica pode ser amenizada através de alimentação adequada e medicamentos de suporte. Além disso, pode-se instituir tratamento preventivo para infecções por fungos. Em alguns casos, a interrupção temporária do tratamento pode ser necessária. Em geral, a esofagite desaparece algumas semanas após o término da radioterapia.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclínicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.
Saiba mais