Tratamentos

Terapia Celular CAR-T

A terapia celular que revoluciona o tratamento do câncer.
Conheça o novo tratamento que usa as próprias células de defesa do sistema imunológico do paciente para combater alguns tipos de câncer
Car-T Cell

O que é o CAR-T?


É um tratamento novo que usa as próprias células de defesa do paciente para combater o câncer.



Nessa terapia, células de defesa do paciente – ou do doador de medula, caso seja transplantado - chamadas linfócitos T são geneticamente modificadas para expressar um receptor específico contra o tumor. Funciona como um sistema de chave e fechadura. Quando o receptor do linfócito encontra as células tumorais que expressam esse antígeno/molécula, o linfócito é ativado e mata a célula tumoral. O receptor é chamado quimérico porque ele foi criado em laboratório com partes de diferentes moléculas que já existem no nosso sistema imunológico. Através desse receptor, as células CAR-T se tornam capazes de reconhecer e matar as células tumorais. Como as células CAR-T persistem por muito tempo no corpo, tem a possibilidade de controlar o crescimento tumoral a longo prazo e potencialmente curar doenças que de outra forma seria colocada em cuidados paliativos. O perfil de pacientes que podem receber essa terapia é aquele que não tem possibilidade curativa mais com quimioterapia e radioterapia, e que em geral recaíram após o transplante de medula óssea.


A estratégia, de forma simplificada, habilita as células de defesa do corpo (linfócitos T) com receptores capazes de reconhecer o tumor e atacá-lo de forma contínua e específica.

Imagem ilustrativa sobre o processo CAR-T

Saiba mais sobre CAR-T

Etapas do tratamento
Etapas do tratamento

O processo para geração das células CAR-T pode demorar entre 4 a 8 semanas. Primeiro, as células T são coletadas do sangue do paciente usando um procedimento denominado leucoaférese. Após a coleta, as células são geneticamente alteradas em laboratório para incluir um novo gene que contém uma proteína específica (um receptor de antígeno quimérico ou CAR) que direciona as células T para atingir e destruir células que têm o antígeno CD-19 na superfície. As células modificadas são infundidas de volta ao paciente para destruir as células cancerígenas.

Como o Car-T Cell combate ao câncer?
Como o Car-T Cell combate ao câncer?

O sistema imunológico tem a capacidade de reconhecer as células normais e também a capacidade de reconhecer células anormais no nosso corpo, como aquelas infectadas por vírus e que sofreram mutação, e eliminá-las. Mas esse processo não é perfeito e o câncer tem maneiras de proteger do sistema imune para impedir sua destruição. Inclusive, a capacidade de driblar o sistema imune é fundamental para o desenvolvimento do câncer. As células CAR-T usam da propriedade natural dos linfócitos T para destruir células anormais, só que usando um receptor artificial para direcionar para o alvo desejado. O CD19 é uma molécula na membrana dos linfócitos B que está presente em grande parte dos tumores derivados de células B, entre eles a LLA-B e o linfoma difuso de grandes células B. Por isso é um ótimo alvo. Cada tumor precisa de um receptor diferente, porque cada tumor tem moléculas diferentes na membrana.

O sistema imunológico rastreia todas as substâncias imunologicamente ativas normalmente encontradas no corpo. Frente a qualquer nova substância identificada como estranha, é gerado um alarme que faz com que o próprio sistema ataque estas células ou proteínas anormais. A terapia CAR-T é uma forma nova e promissora de imunoterapia, em que as células T são modificadas em laboratório para identificar com precisão e avidez células malignas que contenham as proteínas estranhas, desencadeando um ataque imune maciço.

Para quais tipos de câncer o CAR-T já está aprovado para uso clínico?
Para quais tipos de câncer o CAR-T já está aprovado para uso clínico?
  • Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) de células B, refratária ou a partir da segunda recidiva.
  • Linfomas não Hodgkin recidivados ou refratários, após duas ou mais linhas de tratamento.
  • Mieloma múltiplo recidivado e refratário em terceira linha.

*Além das recomendações citadas acima, existem outras em desenvolvimento.

Medicações liberadas
Medicações liberadas

Atualmente, o país conta com um produto aprovado pela Anvisa, o Kymriah, feito pela empresa farmacêutica Novartis. A Anvisa aprovou recentemente, em abril de 2022, o produto Carvykti (ciltacabtageno autoleucel), da empresa Janssen-Cilag Farmacêutica e já está analisando outro produto, da KITE.

CarT Cell na Oncoclínicas
CarT Cell na Oncoclínicas

O Grupo Oncoclínicas é um dos poucos que terão certificação da farmacêutica para aplicar o tratamento. Ele será realizado no Oncobio e NHO, de Belo Horizonte, que já tem histórico de transplantes de medula óssea e tratamentos hematológicos. Essa experiência consolidada é o que garante o diferencial do tratamento do grupo, já que o tratamento com Car-t Cell será incorporado desde o diagnóstico, ou seja, estará disponível caso o paciente precise e fará parte do rol de tratamentos.

Saiba mais sobre CAR-T
Serviço já disponível em Belo Horizonte

Serviço já disponível em Belo Horizonte

Para mais informações sobre o programa, entre em contato com a equipe de Terapia Celular – Belo Horizonte.

Telefone de contato: (31) 4009-8219
E-mail: terapiacelularbh@oncoclinicas.com
Clique aqui e fale direto com a OCPM