Inovação e Cuidado

Veinviewer

Visualizador de veia que utiliza luz infravermelha para detectar o mapa vascular do paciente em alta definição e reduz o número de punções nos pacientes.
Veinviewer
Conforto e segurança no tratamento

Veinviewer é uma tecnologia de visualização venosa de última geração, oferecida pelo Grupo Oncoclínicas.

O VeinViewer, ou visualizador de veia, é um dispositivo que utiliza luz infravermelha para detectar o mapa vascular subcutâneo e criar uma imagem digital em alta definição das veias do paciente, projetada diretamente na superfície da pele.

Estudos que avaliaram esta tecnologia descobriram que ele pode localizar veias com até 15mm de profundidade.

Aplicações do VeinViewer

O visualizador de veia é utilizado como forma de proporcionar uma melhor experiência para o paciente. Ao direcionar o profissional responsável pelo atendimento para a veia, ele reduz o número de punções, melhora potencialmente o tempo de permanência do cateter intravenoso e evita complicações associadas.

Como o VeinViewer é utilizado na oncologia

O cateter intravenoso periférico (ou cânula) é um dispositivo que serve para administrar soluções e medicamentos diretamente nas veias, como ocorre durante a quimioterapia. Ele também é indicado para manter a hidratação do paciente que se encontra incapaz de fazê-lo por via oral (ou seja, que naquele momento não pode ingerir líquidos).

Embora a sua colocação seja relativamente simples, pode causar desconforto a alguns pacientes, principalmente quando a veia não é puncionada na primeira tentativa. Os indivíduos com câncer podem necessitar de diversos ciclos de quimioterapia ou outras infusões intravenosas. Nesse contexto, é muito importante que eles se sintam seguros e sejam submetidos ao menor número de punções possível.

O visualizador de veia é bastante recomendado nesse cenário, principalmente entre os pacientes mais jovens, com a pigmentação da pele mais escura ou aqueles que têm veias que se movimentam mais, situações que geralmente dificultam a punção.

Como o VeinViewer funciona

No pré-acesso (antes da punção) – quando um enfermeiro analisa as veias do paciente antes de fazer uma punção, aquela mais aparente nem sempre é a melhor opção para a colocação do acesso. O VeinViewer faz essa avaliação prévia e oferece ao profissional as melhores alternativas. Ele é capaz de localizar veias que são clinicamente relevantes para um procedimento periférico, com até 10mm de profundidade para a colocação de cateter intravenoso periférico ou com até 15mm para coleta do sangue para exame.

Durante a punção – alguns fatores imprevisíveis podem tornar a inserção do cateter um desafio, fazendo com que seja necessário reiniciar o procedimento do zero. As imagens projetadas pelo VeinViewer permitem que o profissional mude a estratégia imediatamente e consiga finalizar a inserção do cateter sem a necessidade de puncionar a veia novamente.

Após o acesso – terminado o procedimento, o visualizador de veia confirma se ele foi bem sucedido ao demonstrar o fluxo de fluídos intravenosos e apontando se o cateter está funcionando corretamente. Ele também é capaz de detectar a presença de um hematoma à medida em que ele se forma e, com isso, evitar uma infiltração (lesão e perfuração da veia, resultando na infiltração dos medicamentos nos tecidos próximos à inserção do cateter venoso).

OC Care linha de cuidados

Criado para oferecer muito mais que uma comodidade aos pacientes, o OC Care é um serviço contínuo que acompanha o paciente durante todo o tratamento, com um papel fundamental ao agilizar todos os exames pré-operatórios, marcação de consultas e cirurgias.
Saiba mais
OC Care linha de cuidados