Especialidades

Equipe Multidisciplinar

A equipe multidisciplinar reúne diversas especialidades médicas envolvidas no tratamento de câncer, como radioterapia, oncologia pediátrica, ginecológica, entre outros, com atuação desde o diagnóstico até o pós tratamento. Saiba mais.
Equipe Multidisciplinar

A equipe multidisciplinar oncológica, ou equipe de atendimento multidisciplinar é formada por diferentes profissões e especialidades, focadas no tratamento do câncer. Entre eles: oncologista clínico, cirurgiões, radio-oncologistas, radiologistas, patologistas, mastologistas, dermatologistas, pneumologistas, endocrinologistas, oncogeneticistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos dentre outros. 

Como uma doença de ordem multifatorial, existem mais de 600 tipos de tumores diversos cujas opções de tratamento são as mais variadas possíveis. Dessa forma a equipe multidisciplinar tem importância ainda maior, objetivando alcançar os melhores desfechos e uma maior precisão nas decisões terapêuticas. Qualificando dessa forma as estratégias de recuperação do estado de saúde, seja ele nutricional, físico e/ou emocional. 

Tipos de especialistas na equipe multidisciplinar

  • Assistente social – Profissional pronto para administrar a parte social, e os problemas socioambientais que possam interferir no tratamento, na recuperação do paciente ou nas suas deficiências. 
  • Cirurgião – Especialista em saúde que realiza as cirurgias. Existem várias especialidades cirúrgicas envolvidas na oncologia. 
  • Cirurgião bucomaxilofacial –  Cirurgião-dentista responsável pela cirurgia da boca, mandíbula e face.
  • Cirurgião oncológico – Especializado em cirurgias para tratamento do câncer.
  • Cirurgião ortopédico – Médico responsável por operar e tratar o paciente com doenças e lesões dos músculos, articulações e ossos.
  • Cirurgião plástico – Profissional ao qual se compete a alteração da aparência de uma parte do corpo, como no caso de reconstruções, por exemplo.
  • Cirurgião torácico – Médico cirurgião que realiza os procedimentos na região do tórax, incluindo pulmões, costelas, esterno, diafragma e outros.
  • Clínico geral – Médico que realiza a primeira avaliação do paciente antes de encaminhar a um especialista.
  • Geneticista – Treinado para prestar aconselhamento genético aos pacientes, para compreenderem o risco de doenças hereditárias, entre outros.
  • Dermatologista – Com o intuito de diagnóstico e tratamento de doenças da pele.

Há ainda: Dosimetrista; Endocrinologista; Enfermeiro; Especialistas em dor; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Hematologista; entre outros diversos que variam de acordo com a complexidade e o local da doença.

REFERÊNCIAS:

[NESTLE ONCOLOGIA, Acesso em 15/09/2021 >> https://www.nestleoncologia.com.br/vou-comecar-o-tratamento/importancia-da-equipe-multidisciplinar-em-oncologia]

[ONCOGUIA, Acesso em 15/09/2021 >> http://www.oncoguia.org.br/conteudo/equipe-multidisciplinar/8213/50/]

[ONCOLOGICA DO BRASIL, Acesso em 15/09/2021 >> https://www.oncologicadobrasil.com.br/blog/equipe-multidisciplinar-cancer/]

[WE CARE SKIN, Acesso em 15/09/2021 >> https://www.wecareskin.com/blog/qual-a-importancia-da-equipe-multidisciplinar-no-tratamento-contra-o-cancer]

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Especialidades

Conheça todas as especialidades médicas dos profissionais do Grupo Oncoclínicas
Saiba mais
Clique aqui e fale direto com a OCPM