Especialidades

Gastroenterologia

A gastroenterologia trata de doenças em todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus, inclusive diversos tipos de câncer. Os tumores podem atingir toda a região, mas a maioria ocorre no estômago ou no intestino. Saiba mais.
Gastroenterologia

Gastroenterologia é a especialidade médica exercida pelo gastroenterologista que trata doenças ou qualquer alteração do trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus, inclusive diversos tipos de câncer. 

Os tumores gastrointestinais podem afetar esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto, mas 70% dos casos ocorrem no estômago ou no intestino. A doença começa na parede dos órgãos, junto às camadas musculares, e atinge cerca de três a cinco mil pessoas no Brasil por ano.

A gastroenterologia envolve também outras especialidades médicas, como a  Hepatologia, área que trata do fígado e das vias biliares, e a Proctologia, que investiga alterações no reto.

Sinais e sintomas do tumor gastrointestinal

Nos estágios iniciais, é possível que não existam sinais e sintomas do tumor gastrointestinal. A longo prazo, a doença pode causar anemia, o que gera cansaço e fraqueza. Ela também pode provocar hemorragias. Se o sangramento for pequeno, as fezes podem ficar escuras. Se for no estômago ou esôfago, é possível que cause vômitos com sangue. 

Veja outros sinais e sintomas que o tumor gastrointestinal pode provocar:

  • Dor de estômago ou abdominal
  • Inchaço no abdômen
  • Empanzinamento
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Dificuldades para engolir

Diagnóstico de tumor gastrointestinal

Ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os principais exames de imagem indicados para auxiliar no diagnóstico da doença. Os principais exames relacionados à gastroenterologia são:

Endoscopia: analisa as paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar gastrites ou úlceras

Colonoscopia: este exame detecta condições relacionadas ao intestino grosso

Eletromanometria do esôfago ou do ânus e reto: detecta alterações da funcionalidade destes órgãos. 

pHmetria: mede o refluxo gastroesofágico

Tratamentos de tumor gastrointestinal 

Terapia alvo – utiliza medicamentos para identificar e atacar as células cancerígenas sem provocar muitos danos às células normais. Este tipo de medicação pode retardar, bloquear e também diminuir o tamanho do tumor gastrointestinal, além de conter a disseminação do câncer pelo corpo.

Cirurgia – quando o tumor é pequeno, a cirurgia é o tratamento mais indicado para retirar o tumor. Em áreas de difícil acesso, tumores maiores podem precisar de uma cirurgia mais complexa. Mas há tumores que não podem ser removidos cirurgicamente por causa da disseminação e extensão da doença.

Embolização – substâncias são injetadas para tentar bloquear ou reduzir o fluxo sanguíneo para as células cancerígenas em casos de contaminação do fígado.

Referências

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-dos-tumores-gastrointestinais-gist-por-estagio/8618/261/

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapia-alvo-para-tumores-gastrointestinais-gist/1940/261 

https://www.cancer.org/cancer/gastrointestinal-stromal-tumor/treating/ablation-embolization.html

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Especialidades

Conheça todas as especialidades médicas dos profissionais do Grupo Oncoclínicas
Saiba mais
Clique aqui e fale direto com a OCPM