Especialidades

Infectologia

A infectologia trata de doenças infecto-contagiosas causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. No tratamento do câncer, tem papel importante em relação às infecções, que são as principais complicações no tratamento e na doença. Saiba mais.
Infectologia

Infectologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo de doenças infecto contagiosas, causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Entre os problemas mais frequentes, estão o HIV, hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, herpes labial ou genital recorrentes, HPV, etc) doenças transmitidas por animais (arboviroses, riquétsias, etc), infecções urinárias de repetição , osteomielite (infecção dos ossos) e alguns casos de pneumonias e tuberculose.

O especialista também deve ser consultado por pessoas que viajam a locais endêmicos de doenças infecciosas para orientação, recomendações preventivas e aplicação de vacinas em pessoas de qualquer idade.

Ao contrário de muitas especialidades médicas, nas quais a atuação se restringe a determinada parte do corpo, a infectologia aborda uma ampla gama de doenças de todos os órgãos e sistemas do organismo, partindo de um paradigma processual (a infecção) e não anatômico como de costume. 

INFECTOLOGIA X CÂNCER

No tratamento do câncer, o infectologista tem papel importante. Infecções são as principais complicações relacionadas tanto ao câncer como à quimioterapia. O infectologista é o responsável pela escolha e administração dos antibióticos, melhorando a qualidade de vida deste paciente e auxiliando na sua recuperação. 

Algumas outras atuações do médico infectologista no auxílio ao tratamento do câncer incluem: manejo clínico de pacientes oncológicos ambulatoriais acometidos de processos infecciosos agudos ou crônicos, tratamento preemptivo vírus e fungos, manejo da neutropenia febril nos pacientes com tumores sólidos e tumores-hematológicos, imunobiológicos e risco de infecção nos pacientes oncológicos, diagnóstico diferencial de processos infecciosos/onco-hematológicos em paciente com neoplasia, avaliação do paciente pré-terapia imunossupressora/ imunobiológicos especiais, profilaxias recomendadas nos pacientes pré e pós-terapia imunossupressora/ imunobiológicos especiais.

REFERÊNCIAS

https://www.drleandromachado.com.br/infectologia-hospitalar 

https://ibcc.org.br/infectologista-do-ibcc-oncologia-fala-sobre-coronavirus-e-reforca-medidas-para-casos-suspeitos/ 

https://institutodecancer.com.br/especialidades/infectologia/ 

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Especialidades

Conheça todas as especialidades médicas dos profissionais do Grupo Oncoclínicas
Saiba mais
Clique aqui e fale direto com a OCPM