Geral

O que é? Tem cura? É contagioso? Confira abaixo essas e outras respostas para as perguntas mais frequentes sobre o câncer.
O que é câncer?

Câncer são doenças oriundas da multiplicação desordenada das células, que são capazes de invadir várias estruturas/áreas do corpo.

O câncer tem cura?

Com o avanço da medicina, as técnicas de detecção e tratamento do câncer evoluíram muito nos últimos anos. Grande parte dos tumores têm cura atualmente. Se diagnosticado precocemente, as chances de recuperação do paciente são sempre mais favoráveis.

Todo tumor é câncer?

Não. Tumor só é câncer quando é maligno. Tumor é como se denomina o crescimento do número de células, de maneira gradual e organizada, sem invadir outros tecidos e órgãos. Normalmente, se verifica o aumento de volume no corpo. Miomas são exemplos de tumores benignos que crescem no útero das mulheres.

O câncer é contagioso?

Não. O câncer não pode ser transmitido entre indivíduos. Os tumores malignos são causados por alterações genéticas no organismo do paciente, que provocam a proliferação desordenada de células anormais.

Qual é o tipo mais comum de câncer no país?

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de pele não melanoma corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

É verdade que atividade física reduz o risco de câncer?

Sim. Praticar atividade física regularmente reduz o risco de ter diversos tipos de câncer. Os exercícios combatem o sobrepeso e o sedentarismo, fatores de risco para a doença. A dupla é responsável, por exemplo, por 20% da ocorrência do câncer de mama. Atividades físicas também favorecem o controle de hormônios sexuais, que atuam diretamente no desenvolvimento do câncer de próstata e mama. No caso de quem já teve o diagnóstico de câncer, a atividade física pode, inclusive, reduzir o risco da doença voltar, além de melhorar a qualidade de vida relacionada ao tumor e/ou aos efeitos colaterais de alguns tratamentos.

Clique aqui e fale direto com a OCPM