PSA

PSA é a Sigla para “Prostate-Specific Antigen” – em português, antígeno prostático específico. É uma substância normalmente produzida pela glândula prostática, que tem como função a liquefação do sêmen, facilitando a movimentação dos espermatozoides.

Uma pequena parte do PSA produzido pelas células da próstata é lançada na corrente sanguínea, onde pode ser medida por um exame de sangue. Os níveis podem estar aumentados em algumas afecções da próstata, entre as quais infecções do órgão e hiperplasia prostática benigna. Além disso, o exame clínico próstata, realizado através do toque retal, também pode aumentar os níveis sanguíneos da substância.

Contudo, o nível de PSA frequentemente se encontra elevado nos casos de câncer de próstata, motivo pelo qual o exame é utilizado para o rastreamento e detecção precoce da doença. Ademais, é uma substância importante fator prognóstico do câncer de próstata, assim como suas alterações ao longo do tempo (chamadas de cinética do PSA e que compreendem a velocidade e/ou seu tempo de duplicação).

Finalmente, o exame PSA é utilizado no acompanhamento pós-tratamento do câncer de próstata, auxiliando a detectar precocemente eventuais recidivas da doença.

Para saber mais sobre o câncer de próstata, consulte a seção “Câncer de Próstata”.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclínicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.