Tipos de câncer

Câncer de Ouvido

O câncer de ouvido é um tipo raro de tumor que pode atingir a parte externa e interna da orelha. Pessoas com histórico de infecção no órgão têm maiores chances de desenvolver o tumor. Dor e dificuldade de mover a face são alguns dos sintomas.
5 min de leitura
por: Grupo Oncoclínicas
Câncer de Ouvido
O câncer de ouvido é um tumor raro que pode atingir a parte externa e interna da orelha. Dor e dificuldade de mover a face são alguns dos sintomas.

O câncer de ouvido é um tipo raro de tumor que pode atingir a parte externa e interna da orelha. Os sítios mais comuns são o ouvido externo e canal auricular, mas podendo atingir e invadir outras estruturas, como ossos (temporal, mastóide, ossículos do ouvido médio), nervos e ouvido interno.

Trata-se de um câncer raro, que afeta 0,006% das pessoas em todo o mundo. A incidência dos casos ocorridos dentro do canal auricular é a mesma entre homens e mulheres, mas os da parte externa são duas vezes mais frequentes no sexo feminino. Embora possa surgir em qualquer faixa etária, existe uma predominância entre os adultos idosos.

Suas causas não são completamente definidas, mas pessoas com histórico de infecções crônicas nos ouvidos têm um risco maior de desenvolver câncer das células produtoras de cera de ouvido. Por crônico, entende-se a repetição por dez anos ou mais.

Já o câncer de ouvido caracterizado por um câncer de pele na orelha ou dentro do canal auricular é relacionado à exposição solar crônica. Pessoas de pele mais clara têm risco maior de desenvolver esse tipo de câncer.

Tipos de câncer de ouvido

Existem dois tipos:

• Câncer das células produtoras de cera de ouvido – surgem no terço externo do canal auricular;
  • Câncer de pele na orelha exterior ou dentro do canal auricular.

Os tipos de cânceres de pele que podem afetar os ouvidos são:

• Carcinoma de células basais/basocelular;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Melanoma.

Sintomas e sinais de câncer de ouvido

Em muitos casos, o primeiro sinal de tumor no ouvido é a perda parcial de audição.

O câncer de pele na orelha exterior costuma apresentar como sintomas os mesmos do câncer de pele em outras áreas do corpo: um ponto inflamado, uma pinta ou mancha com coloração e formato anormais ou irregulares.

Já o câncer de pele dentro do canal auricular e o câncer das células produtoras de cera de ouvido podem apresentar como sintomas:

• Incapacidade de mover a face no lado afetado;
  • Dor de ouvido;
  • Inchaços nos gânglios linfáticos no pescoço;
  • Caroço no canal auditivo;
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade à luz e vertigem causada por ela;
  • Sensação de fraqueza no rosto;
  • Zumbido.
  • Presença de secreção ou sangramento no local.

Diagnóstico

Tipos de câncer de ouvido

Existem dois tipos de câncer:

• Câncer de pele na orelha exterior ou dentro do canal auricular.

Os tipos de cânceres de pele que podem afetar os ouvidos são:

• Carcinoma de células basais/basocelular;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Melanoma.

Sintomas e sinais de câncer de ouvido

• Incapacidade de mover a face no lado afetado;
  • Dor de ouvido;
  • Inchaços nos gânglios linfáticos no pescoço;
  • Caroço no canal auditivo;
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade à luz e vertigem causada por ela;
  • Sensação de fraqueza no rosto;
  • Zumbido.
  • Presença de secreção ou sangramento no local

Diagnóstico do câncer de ouvido

O tumor no ouvido pode ser detectado por um otorrinolaringologista em exame de rotina no ouvido.

A única forma de confirmar um câncer de ouvido é com a retirada de uma amostra de tecido anormal do local e sua análise por meio de uma biópsia.

Exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, podem ser realizados para auxiliar na definição da localização exata e da extensão do tumor de ouvido. Eles também são necessários nos casos de câncer de ouvido em áreas mais profundas do canal auricular, de onde é mais difícil retirar amostra de tecido para biópsia.

Tratamento

O tratamento geralmente é cirúrgico, o procedimento pode requerer a remoção do canal, de pele, de parte do osso e/ou do tímpano. A orelha pode ser reconstruída e a audição nem sempre é afetada.

Quimioterapia e radioterapia podem ser indicados em casos mais avançados.

Prevenção para o tumor no ouvido

O uso de protetores solares contra os raios ultravioletas UVA e UVB pode ajudar a prevenir os casos de câncer de ouvido ocasionados por câncer de pele. Para os outros tipos não há registro de métodos de prevenção.

Exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, podem ser realizados para auxiliar na definição da localização exata e da extensão do tumor. Eles também são necessários nos casos de câncer de ouvido em áreas mais profundas do canal auricular, de onde é mais difícil retirar amostra de tecido para biópsia.

Tratamento

Quimioterapia e radioterapia podem ser indicados em casos mais avançados.

Prevenção

O uso de protetores solares contra os raios ultravioletas UVA e UVB pode ajudar a prevenir os casos de câncer de ouvido ocasionados por câncer de pele. Para os outros tipos de câncer de ouvido não há registro de métodos de prevenção.

Tipos de câncer

Conheça a nossa série de conteúdos relacionado aos tipos de câncer.