Especialidades

Hematologia

A hematologia é a especialidade médica que estuda as doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos. No câncer, a especialidade é chamada de onco-hematologia e lida com os tumores líquidos, como leucemias. Saiba mais.
Hematologia

Hematologia é a área da medicina que estuda as doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios e baço). 

Os hematologistas são os médicos que cuidam dos pacientes com as doenças relacionadas a esses elementos e aos órgãos onde eles são produzidos. Essas doenças podem ser malignas, como leucemias, mielomas múltiplos, mielodisplasias, linfomas e outras, ou benignas, como anemias, doenças relacionadas às plaquetas, aplasia de medula, distúrbios da coagulação, entre outras. Eles ministram tratamento clínico ou oncológico na área de oncohematologia quando apropriado e também são responsáveis pela indicação e realização dos transplantes de medula óssea.

 Os hematologistas também podem trabalhar em área de banco de sangue (hemoterapia) e na área laboratorial através da análise microscópica de lâminas de sangue (hemograma) e de medula óssea (mielograma), além de outros exames específicos.

A Onco-hematologia trata dos cânceres hematológicos, que dizem respeito aos tipos que são originários das células sanguíneas. Como é um tipo de câncer capaz de circular pelo organismo são chamados de “tumores líquidos”. Diferente dos tumores que atingem partes sólidas do corpo humano, como órgãos, os cânceres hematológicos se manifestam de forma distinta e o tratamento sugerido também requer outro tipo de abordagem.

A especificidade deste tipo de câncer impede que sejam tratados com procedimento cirúrgico. Por isso, a indicação para tratamento consiste geralmente em quimioterapia, radioterapia, anticorpos monoclonais e eventualmente  transplante de medula óssea.

Diferentemente da medula espinhal, a medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de três linhagens de células que fazem parte do sangue e do sistema imunológico: as hemácias (ou glóbulos vermelhos), que levam oxigênio para os tecidos; os leucócitos (ou glóbulos brancos), que fazem a defesa do organismo contra agentes infecciosos; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue. Nos adultos a medula óssea produtora de células sanguíneas localiza-se em ossos específicos como as vértebras, clavícula, esterno e ossos da bacia. Os ossos longos como os dos braços e pernas tem a medula óssea produtora de células do sangue substituída por medula óssea gordurosa. Por isso, os principais locais escolhidos pelos hematologistas para realizarem exames da medula óssea são a bacia e o esterno. 

No Grupo Oncoclínicas, os hematologistas trabalham sempre em conjunto com equipes multidisciplinares, oferecendo um atendimento próximo, individualizado e integral.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Especialidades

Conheça todas as especialidades médicas dos profissionais do Grupo Oncoclínicas
Saiba mais