ANAPLASIA

Anaplasia é o processo no qual as células perdem suas características de especialização, assumindo características semelhantes às das células embrionárias. 

Entender o processo de Anaplasia é importante para a compreensão de como as células tumorais se desenvolvem e se comportam. 

Muitas células tumorais podem apresentar essa perda de diferenciação, organização e função específica das células normais, geralmente esta mudança indica que o tumor é mais agressivo e provavelmente maligno.

Células afetadas pela Anaplasia:

Essa condição é frequentemente associada ao câncer. Nas células normais, existe um equilíbrio delicado entre a divisão celular, a diferenciação e a apoptose (processo programado de morte celular que ocorre naturalmente no corpo).

No entanto, quando as células sofrem anaplasia, é desencadeado um desequilíbrio e elas perdem sua capacidade de se diferenciar em tipos de células e, em vez disso, se multiplicam de maneira desordenada.

Células anaplásicas geralmente têm núcleos maiores, perdem sua organização normal, têm mais núcleo em comparação com o resto da célula e apresentam problemas nos cromossomos.

Essas alterações podem fazer com que as células funcionem funcionem de forma anômala e tenham mais chances de se espalhar para outras partes do corpo, o que pode ajudar o câncer a se espalhar mais rápido.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclínicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.
Saiba mais
Clique aqui e fale direto com a OCPM