ANATOMOPATOLÓGICO

Anatomopatologia refere-se ao exame anatomopatológico que é realizado em fragmentos de tecido obtidos através de biópsia ou de cirurgia.

Nesse exame, um médico patologista realiza uma análise patológica, ou anatomia patológica alterações, a qual permite uma avaliação do tecido e das células encontradas no material colhido, geralmente com o uso de um microscópio.

Em oncologia, o exame anatomopatológico permite ainda a obtenção de outras informações importantes, como o tipo do tumor e de seu grau de malignidade.

Veja abaixo alguns exames fundamentais que auxiliam na identificação da doença:

Biópsia: É a retirada de uma pequena quantidade de tecido para ser analisada de alguma região do corpo, como pele, ou de um órgão interno, de um tumor, entre outros.

Citologia: É a análise de células soltas ou grupos de células com o objetivo de compreender seu funcionamento ou detectar anormalidades. Como o exame de papanicola ou para câncer cervical.

Exame de tecido linfático: Para a identificação de sinais de doenças como linfomas ou outras condições que afetam os gânglios linfáticos.

Exame de órgãos sólidos: Fígado, rim, pulmão, coração, para diagnóstico de doenças como cirrose, câncer, entre outros.

Exame de lesões cutâneas: É realizado para identificar cânceres de pele ou outras condições dermatológicas.

Exames para diagnóstico de câncer: Avaliação de tumores para determinar o tipo específico e o estágio da doença.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclínicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.