ANEMIA

Consiste em uma diminuição do número de glóbulos vermelhos circulantes ou na redução da concentração de hemoglobina nessas células. Com isso, pode haver uma diminuição da capacidade do sangue em conduzir o oxigênio aos tecidos, podendo resultar em cansaço e palidez.
A anemia é um efeito colateral comum da quimioterapia. Em alguns casos, a redução da dose de quimioterapia pode ser suficiente para a reversão da anemia. Em outros casos, pode ser necessária a interrupção temporária do tratamento. Atualmente, existem medicamentos que podem prevenir e tratar a anemia, estimulando a produção de glóbulos vermelhos. Esses medicamentos são conhecidos como fatores de crescimento hematopoiéticos. Outra forma de se tratar anemia é a realização de transfusão de sangue ou a transfusão apenas de concentrado de hemácias.
Além disso, o envolvimento da medula óssea por neoplasias hematológicas também pode causar anemia. Contudo, a anemia pode ter inúmeras outras causas, incluindo diversas doenças não malignas.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclínicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.
Saiba mais
Clique aqui e fale direto com a OCPM