HER-2

HER-2 é uma proteína que atua como receptor de fatores de crescimento celular e que está localizada na membrana celular. Dessa forma, o HER-2 é considerado um receptor de membrana.
O receptor HER-2 pode ter sua expressão aumentada em aproximadamente 25% dos casos de câncer de mama. Nesses casos, um dos estímulos para a proliferação excessiva das células tumorais decorre da ligação dos fatores de crescimento com os receptores HER-2, presentes em número aumentado nessas células.
Atualmente, existem medicamentos capazes de bloquear a ação estimuladora do crescimento celular do receptor HER-2. Entre esses medicamentos, estão o trastuzumabe e o lapatinibe. Assim, é imprescindível que mulheres com câncer de mama realizem o exame para verificar a existência de expressão aumentada do receptor HER-2, permitindo a identificação das candidatas a tratamento com esses medicamentos.
O exame para o diagnóstico da expressão aumentada de receptores HER-2 é realizado através da análise microscópica de um fragmento do tumor, empregando-se a técnica de imuno-histoquímica ou de FISH.
Para saber mais sobre o tratamento do câncer de mama, consulte a seção “Câncer de Mama”.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclinicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.
Saiba mais