INTERFERON(S)

Os interferons pertencem à classe das citocinas e são glicoproteínas secretadas pelas células do sistema imunológico com o objetivo de combater elementos estranhos ao organismo, incluindo parasitas e vírus. 

Existem diversos tipos de interferons, sendo o interferon-alfa o mais utilizado como imunoterapia para o câncer.

O interferon é uma molécula primariamente produzida por determinadas células do sistema imunológico, chamadas de células mononucleares, e que exerce seus efeitos moduladores da resposta imunológica estimulando a proliferação e a toxicidade anticelular de outras células do sistema imune, entre as quais os macrófagos e as células NK (natural killer).

O interferon promove a diferenciação celular de certos linfócitos, chamado de linfócitos “T” citotóxicos, que agem destruindo células tumorais ou células infectadas por vírus.

Finalmente, o interferon induz a expressão de substâncias na superfície das células tumorais, facilitando seu reconhecimento e destruição pelas demais células do sistema imunológico.

O interferon-alfa foi amplamente utilizado no tratamento de algumas apresentações do melanoma e do câncer de rim, entre outras neoplasias

Uma forma mais recente de interferon-alfa, chamado de interferon-alfa peguilado, que aparentemente resulta em menor incidência de efeitos colaterais.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclínicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.
Saiba mais
Clique aqui e fale direto com a OCPM