Como Funciona

Pesquisa clínica é a obtenção, utilização, estudo, análise ou geração de informações que determinam a segurança e a eficácia de medicamentos, dispositivos de saúde, produtos de diagnóstico e regimes de tratamento para uso humano. Saiba mais.

O que é? 

Pesquisa clínica é a obtenção, utilização, estudo, análise ou geração de informações privadas identificáveis ou de bioespécimes identificáveis. Esta coleta determina a segurança e a eficácia de medicamentos, dispositivos de saúde, produtos de diagnóstico e regimes de tratamento para uso humano – que podem ser usados para prevenção, tratamento e diagnóstico ou para aliviar os sintomas de uma doença. 

Como resultado desse processo, a comunidade científica obtém conhecimento sobre os medicamentos, procedimentos ou métodos que auxiliam a saúde e a qualidade de vida do ser humano.

A execução de uma pesquisa clínica está baseada no cumprimento das regras contidas em um documento chamado Protocolo de Pesquisa. Esse documento deve conter a descrição completa da pesquisa, com a exposição clara de seus objetivos. Todas essas informações são apresentadas tecnicamente na forma de um “desenho de estudo”. A pesquisa deve ser desenhada a partir de regulamentações internacionais para garantir a sua correta realização dentro dos padrões científicos, éticos e de respeito ao participante.

Os estudos são propostos por laboratórios farmacêuticos que financiam e gerenciam o projeto — Patrocinadores do Estudo — a fim de comparar a eficácia e a segurança da droga estudada com outros diferentes tratamentos.

O Programa de Pesquisa Clínica do Grupo Oncoclínicas vem sendo desenvolvido desde 2018, e hoje conta com uma gestão centralizada e a participação de sete de suas unidades no Brasil. Elas estão estrategicamente localizadas no país, com maior concentração na região sudeste (MG, SP e RJ) – que representa a maior densidade de pacientes.

Nosso Programa segue em constante expansão, com a expectativa de agregar outras unidades, possibilitando uma maior capilaridade de atendimento e distribuição de estudos.

Missão e visão

Nossa missão por meio da pesquisa clínica é vencer o câncer com desenvolvimento e participação em estudos clínicos, garantindo estrutura, recursos e equipe capacitada para atender às necessidades assistenciais e terapêuticas com segurança e qualidade.

Nossa visão é consolidar o Grupo Oncoclínicas como referência nacional e internacional em Programa de Pesquisa em Oncologia.

Quem pode participar 

Qualquer pessoa que tenha o perfil exigido pelo estudo (os chamados “critérios de elegibilidade”) poderá ser voluntária e potencial participante de uma pesquisa clínica.

Se você é um paciente, apresenta os principais critérios de um determinado estudo e sente vontade em ser um voluntário de pesquisa, sua participação é totalmente voluntária. Isso significa que poderá haver reembolso de despesas com deslocamento e refeições nos dias de visita de estudo, mas não haverá remuneração direta pela sua participação.

Como participar

Converse com seu médico e entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento. Nossa equipe fará um primeiro atendimento para checar se você pode participar de algum estudo no qual seu perfil se encaixe.

É importante frisar que sua participação é totalmente voluntária.

 Você também pode procurar a Unidade de Pesquisa Oncoclínicas mais próxima de você.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.
Clique aqui e fale direto com a OCPM