Tipos de Câncer

Mama em homens

O câncer de mama pode atingir os dois sexos, mas é raro em homens. É o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres. Os principais sintomas são nódulos ou caroços. A mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce. Saiba mais.
2 min de leitura
por: Andressa Nascimento
Mama em homens
Por ser uma doença rara no sexo masculino, o mais comum é que seja descoberta apenas quando o paciente tenha sintomas, como dor ou nódulo na mama.

O que é câncer de mama em homens

O câncer de mama é uma doença em que a multiplicação desordenada de células da mama gera células anormais, formando um tumor. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil (excluídos os tumores de pele não melanoma) – e pode atingir os homens também, apesar de isso ocorrer na incidência baixíssima de até 1% do total de casos da doença.

Em números, isso significa que em 2020 deve ter havido cerca de 662 diagnósticos de câncer de mama em homens no Brasil, uma vez que a estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) foi de 66.280 novos casos totais no país.

Subtipos, sintomas e diagnóstico de câncer de mama em homens

Subtipos de câncer de mama, sintomas e diagnóstico da doença (incluindo seu estadiamento) são os mesmos para homens e mulheres.

Por ser uma doença rara no sexo masculino, não existe rastreamento do câncer em homens, como a mamografia de rotina realizada em mulheres. O mais comum é que o tumor seja descoberto apenas quando o paciente tenha percebido os sintomas (como por exemplo dor, nódulo na mama, aumento unilateral do volume mamário) e,  consequentemente, procurado auxílio médico.

Tratamento

Uma diferença importante do câncer de mama em homens está no que diz respeito ao tratamento cirúrgico. Como a mama masculina é pequena e os nódulos surgem atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras, ou seja, que retirem apenas parte da mama, como ocorre na abordagem das mulheres.

A cirurgia de câncer de mama em homens costuma ser a mastectomia total: retirada de toda a mama, com aréola e mamilo também removidos (buscando sempre atingir margens livres na cirurgia). Cirurgia axilar (retirada de um ou vários gânglios da axila) deve ser realizada no mesmo tempo cirúrgico.

Depois disso, seguem-se os tratamentos comuns ao sexo feminino, como quimioterapia, radioterapia e bloqueio hormonal, dependendo do estadiamento clínico da doença e das características do tumor, além das condições de saúde do paciente.

Prevenção

A prevenção do câncer em homens segue a linha de adoção de hábitos de vida saudáveis recomendada às mulheres, evitando-se o fumo, consumo de bebidas alcoólicas e mantendo-se uma rotina de atividades físicas e de alimentação saudável, o que diminui o risco de desenvolvimento da doença.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Tipos de câncer

Conheça a nossa série de conteúdos relacionado aos tipos de câncer.
Saiba mais