Conscientização

Verão Laranja

Verão Laranja é uma campanha que ocorre todos os anos com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre o câncer de pele, o mais comum no Brasil
Verão Laranja

O câncer da pele é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano, ou 30% dos tumores malignos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. O câncer da pele não melanoma, tipo mais comum desta doença, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Mais raro e mais letal, o melanoma é muito agressivo e de difícil tratamento se não for diagnosticado no início. O excesso de exposição da pele ao sol é a principal causa da neoplasia.

Embora haja avanços na ciência e na medicina que garantam tratamentos, qualidade de vida e bem estar aos pacientes com câncer de pele, as melhores formas de combater a doença são a prevenção e a vigilância ativa para identificação de possíveis sinais de alerta.

Atento a esta realidade, o Grupo Oncoclínicas se dedica ao longo do Verão a difundir informações sobre o câncer de pele, suas causas e como preveni-lo. Todos os anos, por meio do Instituto Oncoclínicas, são promovidas ações e campanhas nas redes sociais para conscientizar a população sobre os riscos da doença.

No Verão Laranja, o principal objetivo é chamar a atenção das pessoas para os fatores que previnem o aparecimento da doença, como evitar tomar sol em determinados horários do dia e usar protetor solar, e para a necessidade de criar o hábito de observar a própria pele e, caso surjam manchas ou sinais, procurar um médico dermatologista.

Campanhas recentes

Confira as últimas campanhas do Verão Laranja realizadas pelo Grupo Oncoclínicas.

ABC do Câncer de Pele

Para essa campanha foram trazidas dicas de prevenção fundamentais para a prevenção do câncer de pele como atenção às pintas pelo corpo, a importância do protetor solar e do uso de óculos escuros.

Saiba mais
Verão Laranja 2021

Que lugar você gostaria muito de conhecer?

Nesta campanha, o objetivo foi relembrar algo muito importante: só é possível viajar e descobrir outros destinos se respeitarmos os cuidados básicos com a saúde.

Saiba mais
Verão Laranja 2020

Seja qual for a sua pele, é preciso se proteger

Esta campanha alertou para a necessidade de cuidados com todos os tipos de pele, desmistificando o mito de que peles mais escuras não precisam de atenção.

Saiba mais
Verão Laranja 2019

Tudo gira em torno do sol, inclusive sua vida

Aproveitar todas as estações do ano sem se descuidar dos cuidados com a pele foi o objetivo desta campanha.

Saiba mais
Verão Laranja 2018
Câncer de pele não melanoma

Câncer de pele não melanoma

O câncer de pele é o de maior incidência no país. Há dois tipos: o melanoma, mais agressivo, e o não melanoma. O principal fator de risco é a exposição ao sol, na infância e adolescência, e uso de câmaras de bronzeamento artificial.
Saiba Mais