Conscientização

Combate ao Câncer

A campanha de Combate ao Câncer visa informar e conscientizar sobre fatores ambientais e hábitos de vida que podem prevenir o câncer.
Combate ao Câncer

A maior parte dos casos de câncer – 85% deles – é relacionada a fatores ambientais e hábitos de vida, como alimentação, prática de atividades físicas, sedentarismo, tabagismo e exposição desprotegida ao sol. É extremamente importante destacar para a sociedade, constantemente, a importância de dar atenção a estes aspectos para evitar o desenvolvimento da doença e também para melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos em tratamento.

Em iniciativas sempre realizadas por seu corpo clínico, o Instituto Oncoclínicas concentra os esforços de conscientização geral sobre o câncer e formas de prevenção da doença no mês de abril, uma vez que em 8/4 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Além disso, conduz, ao longo do ano, campanhas focadas nos tipos de câncer mais incidentes no país, como o de mama, o de pele e o de próstata. Essas ações constituem o Movimento Pela Vida.

Nossa intenção é levar para o maior número de pessoas tudo que diz respeito ao câncer: características, sintomas, importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção. E fornecer aos pacientes em tratamento informações sobre como melhorar a qualidade de vida ao adotar práticas que reduzam os efeitos colaterais da quimioterapia ou da radioterapia, por exemplo. De modo amplo, o olhar é para a pessoa em sua integralidade e para a promoção da saúde, do bem-estar e do conhecimento em todas as frentes relacionadas ao câncer.

Por meio da campanha Movimento Pela Vida, o Instituto Oncoclínicas disponibiliza para o público a ferramenta Rastreador de Hábitos. Nele, é possível monitorar atitudes que melhoram a saúde física e mental até que elas se tornem hábitos. Uma alimentação mais saudável, a prática de atividade física, a diminuição do consumo de cigarros, mais tempo para ler diariamente e o que mais puder fazer bem.

Campanhas recentes

Confira as últimas campanhas do Dia Mundial de Combate ao Câncer realizadas pelo Grupo Oncoclínicas.

O Melhor é Viver Bem

A campanha de 2021 fez um alerta geral sobre o câncer e formas de prevenção da doença no mês de abril, uma vez que no dia 8/04 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A intenção foi chamar atenção para características, sintomas, importância do diagnóstico precoce e formas de prevenção.

Saiba mais
Combate ao Câncer 2021

A Melhor Dica é Viver Bem

Em tempos de pandemia é ainda mais importante cuidar do corpo e da mente. Afinal, 80% a 90% dos casos de câncer estão associados aos hábitos e estilos de vida. A campanha de 2020 focou em oferecer dicas elaborados por nossos médicos para viver bem.

Saiba mais
Combate ao Câncer 2020

Cor é Vida – Alimente-se de saúde

Em 2019, nossa abordagem focou na questão da alimentação saudável, construindo o conceito da campanha em torno desse tema. Por isso, elaboramos o conceito: Cor é vida – Alimente-se de saúde. Para a identidade das peças exploramos as cores dos alimentos para falar do benefício de cada uma delas para uma alimentação saudável.

Saiba mais
Combate ao Câncer 2019

Acredite: ter uma vida saudável combate o câncer

Através de fotografias, a campanha focou em três eixos em relação à qualida de vida: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e saúde mental.

Saiba mais
Combate ao Câncer 2018
Tudo sobre o câncer

Tudo sobre o câncer

Existem diversos tipos de câncer catalogados. Alguns são mais incidentes na população em geral, enquanto outros são mais comuns em determinadas regiões. Conheça os tipos de câncer mais incidentes.
Saiba Mais