RECEPTOR DE PROGESTERONA

O receptor de progesterona é uma proteína existente no núcleo de determinadas células, à qual se liga a progesterona (um hormônio feminino). Esse receptor é normalmente encontrado em células do sistema reprodutor feminino, no sistema nervoso central e em outros locais do organismo.

A união da progesterona com seu receptor de progesterona positivo ocorre graças à complementaridade estrutural entre as duas moléculas, como em um sistema de chave e fechadura. Essa ligação leva a uma série de reações químicas que culminam com a expressão de certos genes.

Diferentemente do receptor de estrogênio positivo, temos o receptor de estrogênio negativo, que se refere a células ou tecidos que não possuem receptores de estrogênio ou que possuem uma baixa expressão desses receptores.

No caso do câncer de mama, essa expressão se traduz em proliferação celular. Assim, diz-se que o câncer de mama é dependente dos hormônios femininos para seu desenvolvimento e progressão, sempre que houver expressão de receptores de progesterona

Por esse motivo, a hormonioterapia é empregada nesses casos.Para saber mais sobre o câncer de mama, consulte a seção “Câncer de Mama”.Para saber mais sobre a hormonioterapia, consulte a seção “Perguntas Frequentes – Hormonioterapia”.

Compartilhe
Ou compartilhe o link
Link copiado para sua área de trabalho.

Glossário

Este conteúdo faz parte do glossário Oncoclínicas com todos os termos relacionados a Oncologia e seus tratamentos.
Saiba mais
Clique aqui e fale direto com a OCPM