Infusões Não Oncológicas

Infusões não oncológicas são tratamentos imunobiológicos. No combate ao câncer são com anticorpos monoclonais, que se ligam às citocinas e outras substâncias para combater as moléculas intracelulares que causam processo inflamatório. Saiba mais.
Infusões Não Oncológicas

O que são Infusões Não Oncológicas?

Infusões não oncológicas são terapias infusionais ou orais que utilizam medicamentos no combate às doenças inflamatórias sistêmicas, autoimunes e osteometabóllicas, como o Lúpus, artrite reumatóide, psoríase, doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla, entre outras, trazendo assim ao paciente acolhimento,assistência integral e a excelência da Oncoclínicas, o maior grupo de oncologia da América Latina.

Como funcionam as Infusões Não Oncológicas?

As infusões imunomediadas ou não oncológicas funcionam no combate as doenças Autoimunes utilizando principalmente as terapias com imunobiológicos, que se caracterizam estruturalmente por anticorpos ou receptores, direcionados a um alvo específico. Tendo como mecanismo de ação principal o bloqueio substâncias inflamatórias e solúveis do sangue ,chamadas citocinas.

Tipos de infusões não oncológicas:

• Terapia com imunobiológico – uso de substâncias (anticorpos ou receptores) que tratam de forma eficiente avançada as doenças Autoimunes;
  • Terapia de imunoglobulinas – transferência de anticorpos (imunoglobulinas, Ig);
  • Fator estimulador de colônias de granulócitos humanos (G-CSF) – indicado para redução na duração da neutropenia e da incidência de neutropenia febril em pacientes tratados com quimioterapia citotóxica, para doenças hematológicas e alguns casos raros de neutropenia por doenças Autoimunes crônicas;
  • Suplementação de ferro – medicamento destinado ao tratamento de anemias causadas por deficiência (falta) de ferro no organismo;
  • Pulsoterapia – aplicação de alta dose de medicamento, por um curto período de tempo, através da veia;
  • Antibioticoterapia – terapia com o uso exclusivo de antibióticos, venoso ou intramuscular, para evitar internação.

Como e onde são realizadas?

As infusões imunomediadas podem ser feitas em unidades ambulatoriais da Oncoclinicas especializados para aplicação endovenosa, intramuscular ou subcutânea

Possíveis efeitos colaterais

Existe uma variedade de efeitos colaterais na infusão imunomediada que podem ser causados pelo uso de medicamentos imunobiológicos. Cada corpo tem uma reação específica a eles, dependendo de fatores como dosagem, saúde geral (comorbidades), idade e exposição a outros fármacos.

Os efeitos colaterais mais relatados são diarreia, vômito, náusea, hipertensão, dores musculares, hipoglicemia, retenção de líquidos e fadiga.

É muito importante o acompanhamento do médico, pois existem medicamentos de suporte que evitam ou minimizam esses efeitos colaterais.

O Grupo Oncoclínicas possui clínicas ambulatoriais que oferecem tratamentos clínicos e medicamentosos contra o câncer (quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e radioterapia). Além disso, existem tratamentos para doenças Autoimunes, inflamatórias e osteometabólicas que são administrados em unidades do Grupo.

Tratamentos para o Câncer

Conheça a nossa série de conteúdos relacionado ao tratamentos para o câncer

OC Imunologia e Centro de Infusão

Conheça o OC Imunologia e Centro de Infusão, serviço especializado no tratamento de doenças autoimunes, inflamatórias e metabólicas, trazendo ao paciente acolhimento, assistência integral e a excelência da Oncoclínicas, o maior grupo de oncologia da América Latina.