Movimento pela Vida

Campanhas de prevenção contra o câncer

Conheça as campanhas do Grupo Oncoclínicas que alertam sobre prevenção, diagnóstico, controle e tratamento contra o câncer.
Campanhas
Desafio 21 dias sem cigarro

Desafio 21 dias sem cigarro

A campanha desse ano tem como objetivo orientar e apoiar quem quer largar o cigarro, além de alertar os não fumantes, estimular hábitos de vida saudáveis e a prevenção.
Saiba mais

Campanhas de conscientização de câncer

O câncer é uma doença que surge a partir de uma alteração no DNA de uma célula, que passa a receber instruções de atividade erradas e a se multiplicar descontroladamente, formando um ou mais tumores. Esse processo pode ser lento ou rápido e pode acometer qualquer órgão ou parte do corpo. Atualmente, é o principal problema de saúde pública do mundo e está entre as quatro principais causas de morte antes dos 70 anos de idade (considerada “morte prematura”) na maioria dos países.

De acordo com a mais recente estimativa global, realizada em 2018, ocorreram no mundo, naquele ano, 18 milhões de casos novos de câncer e 9,6 milhões de óbitos. A incidência é 15% maior em homens (204,7 por 100 mil) do que em mulheres (175,6 por 100 mil). Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 é de 625 mil novos casos de câncer, sendo o de pele não melanoma o mais incidente, seguido pelos de mama e próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

Estes números são relevantes porque a informação é uma arma poderosa na batalha contra a doença. Os dados levantados em todo o mundo dão à nossa equipe subsídios para monitorar e organizar ações para controle e conscientização sobre o câncer.

É parte de nossa missão, por meio do Instituto Oncoclínicas, realizar campanhas direcionadas tanto à prevenção (para quem não tem a doença) quanto à promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos pacientes oncológicos.

Vale destacar que muitos tipos de câncer têm chance de cura atualmente, e o principal fator de sucesso para o tratamento é o diagnóstico precoce, seguido de tratamento imediato. Por isso reforçamos nas campanhas, que são desenvolvidas pelo nosso corpo clínico, a importância da realização de exames de rastreamento e da atenção aos hábitos de vida (que podem aumentar ou diminuir o risco de desenvolver a doença), à presença de síndromes na família (que podem ser fatores de risco) e à hereditariedade (casos de câncer na família).

Assista nossas lives

Nossos médicos e especialistas participam de lives explicando a importância de campanhas de prevenção e tirando dúvidas dos participantes.